Dicas higiene em tempos de pandemia

16/07/2021

4min

Com a retomada gradual do comércio em 2021, e mesmo que esse período mais crítico da pandemia de Covid-19 não volte a ocorrer, comerciantes devem se atentar as medidas de higiene para atendimento ao público, e alguns pontos devem ser considerados: 

 

1 – Todos podem estar infectados 

Os sintomas da Covid-19 podem se manifestar por até 14 dias. Mas não podemos nos esquecer que algumas pessoas são assintomáticas, ou seja, não manifestam sintomas, mas podem disseminar a doença. Por isso é importante manter todas medidas de higiene e segurança recomendadas pelos órgãos de saúde. 

2 – Cuidados e higiene 

É importante organizar a higienização, desde profissionais e clientes. Para isso, é preciso tomar medidas como: 

  • providenciar uma barreira física entre os colaboradores e clientes (vidro ou acrílico); 
  • proporcionar o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mantendo distância maior do que um (1) metro entre as pessoas; 
  • aumentar a frequência de limpeza do piso, bancadas, superfícies, corrimão, maçaneta, e banheiros com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 1%; 
  • Os locais de contato com o cliente merecem atenção especial: bancadas de atendimento, prateleiras, puxadores, maçanetas, interruptores, corrimões e afins; 
  • disponibilizar para trabalhadores e usuários, local para lavagem frequente das mãos, provido de sabonete líquido e toalhas de papel descartável; 
  • o distanciamento social dos usuários durante a espera do atendimento, diminuindo o número máximo de pessoas no ambiente; 
  • realizar demarcação no chão do distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas; 
  • proporcionar boa ventilação, mantendo portas e janelas abertas; 
  • realizar a manutenção de aparelhos de ar condicionado, observada as orientações das autoridades de saúde e sanitária; 
  • durante a limpeza do ambiente, recomenda-se não utilizar ar comprimido ou água sob pressão, ou qualquer outro método que possa gerar respingos ou aerossóis. 

10 produtos online mais vendidos durante a pandemia | Blog Agência FG

3 – Cuidados específicos com colaboradores  

  • os colaboradores devem ser orientados e se necessário receber treinamento sobre como evitar a propagação da doença, além de como seguir os protocolos; 
  • exija que todos usem máscara constantemente, lembrando das trocas de máscara a cada período de tempo, de acordo com as instruções do órgãos de saúde, ou dos fabricantes; 
  • orientar o uso de luvas descartáveis, as quais devem ser trocadas sempre que necessário e, o mais importante, lavar as mãos entre as trocas das luvas, com descarte em local adequado; 
  • evitar  o compartilhamento de objetos de uso pessoal, inclusive canetas e ferramentas. Caso necessário, higienizar antes e depois dos procedimentos com solução de água e sabão ou álcool 70%; 

 4 – Sintomas  

Caso algum membro da equipe, desde proprietários até colaboradores apresente algum sintoma, ou que tenha contato com pessoas contaminadas, precisam permanecer em isolamento pelo período determinado pelos agentes de saúde locais. 

 

 

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar