4 sinais de que você pode cair numa Black Fraude!

17/11/2021

6min

A Black Fraude ficou bastante popular no país por meio de memes e prints inusitados. Não são poucos os casos em que produtos são vendidos pelo mesmo preço ou tem um frete absurdo. Contudo, não são apenas as lojas menos famosas que tem essa estratégia. Ainda por cima, esses são os riscos menos perigosos, pois cresceram crimes como roubo de dados ou golpes financeiros.

Para quem compra alimentos ou bebidas, o risco ainda existe. Um exemplo seria no meio de pagamento. Ao optar por opções como o boleto, o golpe fica mais difícil de reverter. Para isso, a CotaBest elaborou quatro indicadores que seu fornecedor pode estar fazendo uma Black Fraude!

1 – Sem histórico de preços anteriores para conferir

O truque mais comum usado por lojas para passar golpes em seus usuários é a mudança de preço. Você já deve conhecer bem: algumas semanas antes da Black Friday, o preço é aumentado e, próximo a data, diminuído de novo. Logo, parece que aquele produto está com um desconto imperdível, mas na verdade, pode até estar mais caro.

Apesar de ser injusto, não é uma prática ilegal. Por isso, é bom se prevenir. Em primeiro lugar, evite compras “no impulso”, ou seja, de lojas que você não conhece. Escolha lojas de sua confiança, verifique lojas novas e anote os preços dos produtos.

Mais próximo da data, faça a prova e veja quanto é o desconto. Caso veja algo incorreto, entre em contato com a loja. Isso pode ser causado por erros de plataforma, então vale a pena sempre verificar.

2 – Lojas, links ou e-mails suspeitos: a maior arma da Black Fraude

Um ponto não muito falado durante a Black Friday são as lojas. É importante não se deixar levar por promoções ou lojas de origem não conhecida. Existem muitos golpes de empresas que fazem descontos incríveis e não estão preparadas para entregar um bom produto. Pior, existem golpistas que sequer entregam os produtos, usando até mesmo nome de lojas famosas.

Para isso, sempre duvide de links ou e-mails suspeitos (que você não assinou, que chegaram por grupos de WhatsApp, etc.). Ao acessar uma página conhecida, verifique a URL (o endereço do site). Caso esteja “estranho”, na dúvida, não coloque nenhum dado pessoal e, muito menos, dado bancário.

Para uma garantia extra, é sempre bom ter um antivírus atualizado em seu computador ou celular. Ainda mais, opte por comprar em locais e sites conhecidos ou com boas referências (recomendadas por amigos, com boas pontuações no Reclame Aqui e etc.).

3 – Checkout não claro é sinal de Black Fraude

A verdadeira prova de que você não caiu na Black Fraude será no seu checkout. No final da sua compra, verifique com cuidado todos os custos incluídos. É comum que algumas empresas “redirecionem” o valor do desconto para o frete ou taxas.

Ainda, no checkout você pode verificar pontos como a descrição do produto e identificar qualquer diferença com o que você pretendia comprar. Verifique também as formas de pagamento disponíveis. Transações por cartão de crédito são mais fáceis de reverter, mas muitas empresas tendem a dar maiores descontos via boleto. Verifique com cuidado e apenas realize transações quando tiver certeza que suas informações estão seguras.

4 – Cadê o atendimento ao consumidor?

Páginas que não tem uma política clara de devolução ou possuem meios difíceis de contato, como apenas por e-mail, também devem acender seu alerta. Prefira lojas que disponibilizem um contato direto, como o Whatsapp e o telefone, para tirar qualquer dúvida.

Ainda, muitas lojas esquecem de mencionar detalhes como previsão de entrega. É comum que a alta de pedidos no dia provoque um congestionamento na logística da loja. Por isso, o tempo de entrega tende a ser maior como o prazo para resolução de problemas como devoluções, trocas ou defeitos.

Esteja ciente dos canais que você pode recorrer em caso de problemas, como o PROCON, o Reclame Aqui e o www.consumidor.com.br, que vão te auxiliar em qualquer eventual conflito.

Pronto! Agora você está preparado para aproveitar os descontos dessa época e fazer seu dinheiro valer muito mais!

Não perca a Black Friday da CotaBest! São condições incríveis para inúmeros produtos!

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar