Aprenda como fazer cotação de produtos corretamente

23/09/2021

4min

Comprar com o menor preço é sinônimo de mais lucros, por isso é importante realizar a cotação de preços com seus fornecedores. Cotar preços é uma forma de conseguir condições mais favoráveis para seu negócio. 

Mas a cotação ela precisa ter um processo, se for feita de uma forma muito solta você pode não colher os benefícios, ou seja, pode não conseguir o resultado esperado que te garante lucros ao buscar pelo melhor preço. 

 Como funciona uma cotação de produtos?  

Este é um processo que se caracteriza pela análise do valor dos produtos e serviços prestados pelos diversos fornecedores que se encontram à disposição da empresa. De acordo com essa abordagem, o departamento de compras define qual empresa irá estabelecer os itens de venda ou realizar atividades para ela. 

Uma cotação é muito diferente de um orçamento. Um orçamento é um plano de compra para uma semana, um mês ou um ano. A cotação inclui o preço efetivo para a compra de um determinado produto ou serviço. Assim, é possível fazer melhores escolhas que afetam diretamente o posicionamento da marca no mercado e sua capacidade de oferecer preços atrativos ao consumidor final. 

Além de garantir a saúde financeira do fluxo de caixa da empresa, a boa precificação também tem um grande peso, o que afeta diretamente a sustentabilidade da empresa. 

Os exemplos podem variar dos mais simples aos mais complexos. Por exemplo, se sua empresa é uma prestadora de serviços que precisa realizar tarefas, muitas vezes os funcionários se encontram e têm tráfego de empresa de alto custo, então esse valor será repassado aos seus consumidores de alguma forma, o que pode reduzir a competitividade ou trazer menos lucro para o seu negócio.  

Definindo processos 

A primeira ação é definir e padronizar um processo de cotação de produtos. Isso significa que você deve estipular os passos a serem dados para encontrar os fornecedores, além de pesquisar os preços e as condições que cada um pode oferecer, bem como as vantagens específicas que serão ofertadas caso sua empresa feche a compra com determinado fornecedor.

Outra medida que merece atenção é listar os materiais que você vai cortar da compra. Esse passo é muito importante para conseguir realizar todo o processo e não perder tempo cortando produtos que não serão repostos no momento.

Como é a cotação preços na CotaBest?  

Cotar preços na CotaBest simplifica todo o processo e gera mais agilidade para o seu negócio. Ao buscar por um produto, a plataforma mostra para você sempre o menor preço e te dá a possibilidade de escolher de qual fornecedor comprar. Aqui você não perde tempo e faz bons negócios. 

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar