Desenvolvimento da marca: importância e objetivos

07/02/2022

3min

Desenvolvimento da marca: objetivos e importância

A abertura de uma empresa é composta por diversas etapas, desde a busca de fornecedores, até o processo de cotações e compras para o novo negócio e uma das etapas mais importantes, é o desenvolvimento da marca. É através dela que a empresa vai ser reconhecida, por isso é importante que a marca transmita confiança ao longo dos anos.

A marca é a identidade da empresa e é formada pela logomarca e pelo slogan, ela traduz a imagem que a empresa deseja apresentar para o mercado, por esse motivo que a pesquisa de mercado é importante para definir diversos pontos que levam a construção da marca, como o posicionamento do negócio, vantagens sobre a concorrência, público-alvo, entre outras.

E são esses fatores que também permitem que a marca ganhe uma identidade e servem como um guia para a criação da logomarca. É comum que uma logomarca seja formada por um nome e um símbolo, algo que traduza a imagem da empresa.

Já o slogan, geralmente é uma frase curta, que seja fácil de ser lembrada e que ressalta o posicionamento e a imagem que deve ser transmitida aos consumidores.

Registre sua marca

Um ponto de atenção importante é sobre o registro da nova marca. Para que todo o trabalho de marketing não seja desperdiçado, é necessário realizar uma pesquisa para garantir que não existe uma marca semelhante. Caso exista é necessário escolher um novo nome.

O próximo passo é fazer o registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse registro pode ser feito diretamente ou contratando escritórios especializados.

Outro ponto importante é em relação à internet. Mesmo que de início você não tenha uma página na internet ou uma plataforma de compras, mas pensa em ter no futuro, você pode registrar o nome para garantir que o domínio será seu, comprando-o no http://www.registro.br.

Ao criar uma marca é preciso levar em conta que ela deve ser usada por um bom tempo, mesmo com a possibilidade de revitalização no futuro, o conceito deve ser mantido. E é sempre bom lembrar que conquistar o consumidor e estar presente na vida dele torna a marca cada vez mais valiosa.

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar