Motive seus colaboradores

15/02/2022

4min

Motive seus colaboradores

Uma das grandes preocupações de todo empreendedor ou dos diretores e gerentes de uma empresa, é oferecer a melhor plataforma de compras aos seus clientes e manter a equipe motivada.

A motivação do colaborador vai além de um salário justo no fim do mês, passa por reconhecimento, autonomia e outros pontos que vamos descrever abaixo:

Ambiente Agradável

Seus colaboradores passam mais de um terço do dia no ambiente de trabalho, por isso é importante criar um ambiente agradável, confiável e seguro. Outro ponto importante é evitar ser muito exigente, isso mesmo, criar regras que possam limitá-los excessivamente podem causar desmotivação. Basta pensar na equação: ambiente mais flexível = motivação e produtividade.

Plano de carreira

Ter um plano de carreira claro e definido, que mostre os caminhos para que os colaboradores possam obter novas posições é um fator de motivação. A possibilidade de crescimento pode fazer com que eles busquem apresentar resultados consistentes para subir na hierarquia presidencial.

O plano de carreira é essencial para qualquer segmento, então se você tem funcionário em seu depósito de bebidas crie um plano básico de carreira para que eles sintam vontade de crescer e trabalhar.

Feedbacks

Os feedbacks são muito importantes para gestores e colaboradores se conhecerem melhor, e isso deve ser uma via de mão dupla. Os colaboradores podem preencher periodicamente pesquisas e formulários de opinião e os gestores podem oferecer relatórios de desempenho a eles. Mas além do papel, os feedbacks e as conversas devem ser presenciais. Quanto mais honesta, clara e positiva for a conversa e a troca de informações, maiores as chances da equipe seguir motivada.

Job Rotation

Em tradução literal, é o rodízio de trabalho, que consiste em trocar colaboradores de função de tempos em tempos. Isso faz com que eles conheçam melhor o trabalho dos colegas, adquiram novas habilidades e saiam da rotina.

Se você for dono de uma distribuidora atacadista de alimentos, pode deixar que o funcionário que trabalha no escritório realize algumas funções relacionadas ao estoque ou aos centros de distribuição, assim ele entenderá todas as etapas de funcionamento do negócio.

Treinamentos

Investir no treinamento dos colaboradores é uma forma de oferecer a eles a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Treinamento, cursos, workshops, palestras e outros, devem ser vistos como investimento e não como um gasto.

Metas reais

Metas inalcançáveis podem ser uma má escolha, pois diante delas o colaborador pode ficar desmotivado por saber que não vai conseguir cumpri-las. O ideal é sempre traçar metas reais, que incentivem o crescimento de cada um. E quando alcançadas, as metas devem ser recompensadas de alguma maneira, com brindes ou gratificações.

Além desses pontos, outras atitudes da gestão podem motivar o funcionário, como:

  • Flexibilização do horário de trabalho;
  • Negociar dias de home office;
  • Permitir a tomada de decisões;
  • Criar um espaço de lazer e descanso;
  • Dar atenção a questão salarial.

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar