Pesquisa de Mercado: o que é e como fazer para sua empresa

01/02/2022

3min

Pesquisa de mercado o que é e para que serve como fazer

Uma das principais ferramentas antes de abrir uma empresa é realizar a pesquisa de mercado, que consiste em estudar o público, a área de atuação, cotações e compras, fazer um mapeamento dos concorrentes e identificar as possíveis oportunidades para traçar as estratégias do seu negócio. Com a pesquisa de mercado na abertura de um novo negócio, o empreendedor consegue reduzir os riscos na tomada de decisões.

Você sabe como fazer uma pesquisa de mercado para o seu negócio?

A resposta é que é necessário seguir alguns passos: definir um objetivo; conhecer o público-alvo; conhecer a estratégia dos seus concorrentes; definir a amostragem; a aplicação (como vai ser realizada a pesquisa) e, por fim, a análise do que foi coletado.

Quem está montando a sua nova empresa, pode realizar a pesquisa de mercado por ele mesmo, com os recursos que tem, visitando empreendimentos similares, realizando pesquisas na internet, em sites de cotação de preço ou em conversas com especialistas no negócio. Também é possível contratar uma empresa especializada para realizar esse tipo de serviço.

Com a internet, surgiram nos últimos anos ferramentas de marketing digital que auxiliam quem quer empreender a realizar pesquisas de mercado. Essas ferramentas realizam o monitoramento de usuários e são capazes de oferecer ainda mais dados sobre os riscos e estratégias a serem adotadas.

Para que serve a pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado não é somente olhar para a concorrência, ela também serve como base para trazer novos insights além de outros benefícios, como:

  • analisar a viabilidade de um empreendimento;
  • testar novos produtos e serviços;
  • conhecer e explorar novos nichos de mercado;
  • criar segmentação;
  • descobrir informações estratégicas;
  • otimizar processos;
  • elaborar estratégias mais competitivas.

Assim, com a pesquisa de mercado, o novo empreendedor consegue deixar de lado todas as incertezas com base em informações concretas que o orientam para dar os próximos passos.

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar