A Influência do Marketing na Transformação Digital das empresas

19/10/2021

7min

Hoje em dia, e cada vez mais o marketing digital está presente na vida das pessoas e principalmente das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. E o marketing digital abrange vários conceitos e pode ser aplicado de diversas formas para ajudar, principalmente, a alavancar um negócio ou então atingir uma parcela maior do público-alvo. 

O Gerente de Marketing da CotaBest, Douglas Castro nos deu uma entrevista falando sobre o marketing digital e tirando algumas dúvidas relacionadas.  

Redação: O que é Marketing Digital? 

Douglas Castro: O conceito de Marketing Digital no primeiro momento pode parecer muito simples e claro, mas, ao mesmo tempo, é algo muito amplo e subjetivo, dependendo da pessoa e sua expertise. Por exemplo, nem tudo que fazemos nas redes sociais de forma pontual é necessariamente marketing digital.  O advento ou a invenção do que consideramos hoje, Marketing Digital foi implementado por Philip Kotler, considerado por muitos o “Pai do Marketing” moderno. Kotler já mencionava no seu livro: Marketing 2.0, que toda estratégia e processos que satisfazem desejos e necessidades com criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços com alto valor agregado, é marketing digital. Resumidamente, Marketing Digital é o conjunto de ações e atividades que uma organização executa online com o objetivo de atrair novos negócios (leads), relacionamentos e desenvolvimento de uma identidade de marca. O marketing digital hoje possui várias frentes de atuação focadas em geração de novos negócios, como por exemplo: o Inbound/Outbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo.  

Redação: Como o marketing digital pode ajudar pequenas e médias empresas? 

Douglas Castro: Considero o marketing digital um conjunto de estratégias de inovações para qualquer tipo e porte de empresa, aliás o marketing digital e a famosa transformação digital, partem de processos que estão ligados ao marketing e mais precisamente, aos negócios da empresa em questão. O Marketing Digital pode elevar qualquer empresa a outra patamar de negócio, empresas que não aderiram a essa estratégia (transformação) estão perdendo tempo e dinheiro, podendo trazer ainda mais clientes de forma orgânica e digital, por exemplo.  

Redação: Investir em marketing digital é caro?  

Douglas Castro: Costumo dizer que qualquer estratégia de marketing digital é escalável, ou seja, ela pode ser aplicada com um custo baixo (de acordo com estratégia e necessidade) inicialmente e que posteriormente, pode ir aumentando conforme o negócio estiver crescendo e sendo rentável para a empresa.   

Redação: Qual a relação entre Marketing e a Transformação Digital? 

Douglas Castro: Com o avanço e evolução tecnológica a exigência de novas práticas digitais, a Transformação Digital é uma realidade que não pode se negar. Esse desenvolvimento constante de ferramentas digitais se faz pela mudança de comportamento dos consumidores e empresas que precisam estar em conformidade a competição do mercado cada vez mais acirrada. Podemos usar como exemplo a própria Blockbuster, lembra dela? Pois é, esse é um caso de empresa que não enxergou as inovações que já estavam “batendo na porta”, na época em que era uma empresa líder de locação de DVDs e filmes, com diversas lojas físicas espalhadas pelo mundo afora. Percebendo esse nicho de mercado e a oportunidade, a Netflix aproveitou acabou se expandindo, virando esse fenômeno que já conhecemosO Marketing Digital surfa lado a lado com a Transformação Digital por estar atrelado as inovações constantes e mudanças nos comportamentos e hábitos dos consumidores. Estreitar as ações e campanhas de marketing mais fluida e direcionada as personas (público-alvo) já é algo corriqueiro em empresas que já aderiram ao modelo.  Encontrar e mapear a jornada do cliente é uma tarefa que é considerada “mutante”, por isso a área de marketing é uma área de inteligência e cada vez mais de negócios.   

Redação: É possível o próprio empreendedor realizar ações de marketing digital sem contratar um profissional? 

Douglas Castro: Hoje o modelo de consultoria de marketing digital funciona muito bem, independente do segmento de negócio. Mas com a evolução do negócio, é sempre importante ter profissionais alocados ou uma área de marketing efetiva.  O empreendedor (ou dono do negócio) precisa estar conectado as áreas de negócios, porém não funciona efetivamente se o empreendedor tiver que olhar para dentro do marketing no dia a dia.  A figura do CEO funciona efetivamente para estar alinhado as inovações da empresa, delegar as tarefas para os líderes e gestores de cada área é algo comum e que deve ser um “mantra” para as organizações que desejam trabalhar cada vez mais no modelo ágil das grandes corporações.  

Redação: Se meu negócio não tem um nicho específico, eu consigo trabalhar o marketing digital da minha empresa? 

Douglas Castro: Primeiro ponto: é de extrema importância definir o nicho de mercado para estabelecer algum plano futuro de marketing da empresa em questão. Definir um nicho vai auxiliar a concentrar os esforços onde ele pode dar mais certo e pode também ajudar em alcançar autoridade com um público específico que queira como possível alvo. Em estratégias de marketing digital é de suma importância definir o nicho de mercado, pois através das campanhas você terá um público mais qualificado para sua oferta, produtos e serviços. 

 

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