Como funciona uma área de Controladoria?

29/09/2021

4min

Colaborar para a gestão e eficiência de uma empresa, esse é o papel fundamental da Controladoria, que faz parte da área de Ciência Contábeis e está presente em diversas empresas de vários segmentos de mercado. 

Com cada vez mais empresas surgindo no mercado e diversos ramos de atuação, e com os novos tipos de negócios que vem sendo desenvolvidos e implementados pelo mercado, a Controladoria se torna cada dia mais importante frente aos processos.  Para falar mais sobre a importância e o papel da Controladoria em uma empresa, entrevistamos o Gerente de Controladoria da CotaBest, Rodrigo de Deus que nos respondeu algumas perguntas e que você pode conferir abaixo.  

O que é a Controladoria? 

“Como o próprio nome diz, o departamento de Controladoria tem como sua principal função auxiliar no controle da companhia. É um departamento que converge a área contábil, administrativo e financeiro da empresa, por meio de uma análise detalhada de seus números, com a missão de passar uma visão transparente de sua situação financeira e propor maneiras de uma melhor utilização dos recursos, responde Rodrigo Deus.”

Vale lembrar que após a análise dos dados, é de responsabilidade da Controladoria garantir que o resultado identificado esteja alinhado com a gestão e Planejamento Estratégico da empresa.  

Qual a diferença entre controladoria e contabilidade? 

Os departamentos de Controladoria e Contabilidade possuem uma relação de interdependência, pois a contabilidade é responsável pelo registro e fiscalização dos registros contábeis, enquanto a Controladoria faz uso destes registros para sua análise e elaboração do Planejamento Estratégico.  

Qual tipo de empresa necessita de um serviço de controladoria? 

O departamento de Controladoria é tão importante quanto qualquer outra área dentro da companhia, ela é de extrema importância para empresas que almejam crescer e perpetuar-se no mercado. Possui como principal função assessorar os responsáveis pela gestão na tomada de decisões mais seguras, mesmo que muitas vezes de alta complexidade, pois serão baseadas em informações transparente e relatórios de alta qualidade.   

Qual é a estrutura da controladoria? 

A Controladoria é estruturada e desempenhada por profissionais que possuem conhecimento em diversas áreas, são elas: Contabilidade, para o entendimento e leitura da saúde financeira por meio dos relatórios fornecidos pelo departamento contábil. Tributário, para definição de um melhor regime tributário e adoção de estratégias para otimização e aproveitamento de benefícios oportunos. Financeiro, para a correta classificação, preparo e acompanhamento do fluxo financeiro da companhia. E por fim, mas não menos importante o conhecimento em administração de empresas e gerencial, o departamento de controladoria deve tomar para si a visão de líder, bom senso, conhecimento geral e não apenas de seu setor, mas, da companhia como um todo para uma o auxílio de tomadas de decisão mais assertivas.    

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar