O Caminho da Transformação Digital: do Food Service ao Atacado

01/10/2021

3min

Por Jorge Pompeu: Gerente Comercial na Cotabest

Mesmo em tempos “pré-pandêmicos” já era possível notar o aumento e a participação de iniciativas digitais para o mercado de alimentação. Aplicativos de entrega de alimentos preparados se desenvolvem e crescem cada vez mais e, pelo que podemos perceber, sua maior aposta é evoluir para o “entregamos qualquer coisa”.  

Se eles sabiam, ou não, do que estaria por acontecer entre o final de 2019 e meados de 2020, nunca saberemos, mas a aposta foi mais que certeira. O delivery vem transformando o mercado de consumo, principalmente alimentar e de produtos de giro ou FMCG (Fast Moving Consuming Goods). E esta transformação não vai parar por aí. O mercado B2B, de atacado e distribuição de alimentos também está se transformando.   

Não é só o número de e-commerces de distribuidores (do canal alimentar) que aumentam a cada dia, é o investimento e a priorização que estes projetos têm ganhado dentro de empresas tradicionais e líderes em seus mercados regionais espalhados pelo Brasil. Estamos observando inclusive iniciativas de associações do setor neste caminho.  

Os Marketplaces, que são sites que conectam diversos vendedores ao público-alvo específico, tem despontado como a solução mais prática, barata e rápida na venda através do digital. Se conectar a um Marketplace, significa poder contar com expertise no Marketing Digital, Segurança da Informação, Engenharia de Sistemas, Análise de Dados, Usabilidade de Navegação e Investimento em tecnologias inovadoras, enquanto o distribuidor ou atacadista pode se concentrar em seus pontos fortes.  

É certo que os clientes deste canal já compram on-line, se não como CNPJ, já o fazem pela pessoa física. A questão não é se, mas quando eles adotarão essas facilidades para suas mercearias, restaurantes ou estabelecimentos comerciais. 

E na sua empresa, qual o caminho de digitalização tem sido adotado? 

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jorgepompeu/

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar