Como planejar uma Black Friday para meu negócio?

20/10/2021

4min

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo varejo e pelos consumidores. Uma pesquisa do Google aponta que a Black Friday é a segunda data mais importante para o varejo depois do Natal. Por isso é importante se preparar para essa data de promoções e aumentar suas vendas.

Segundo o site do Sebrae, pesquisas apontam que 95% dos consumidores aguardam descontos agressivos durante a Black Friday. E essa pode ser a oportunidade da sua empresa construir estratégias de relacionamento e recorrência de compras planejando descontos.

O que é a Black Friday

Como dissemos acima, a Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano e acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Este ano a Black Friday Brasileira 2021 acontece no dia 26 de novembro.

A data surgiu nos Estados Unidos e ela acontece na no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que é quando os consumidores iniciam as compras de Natal. Aqui no Brasil, a Black Friday teve início a partir de 2010, com foco no e-commerce se estendendo depois para as lojas físicas.

Quando começam as promoções da Black Friday

Como o dia oficial de promoções da Black Friday é a última sexta-feira do mês de novembro, as promoções geralmente estão disponíveis a partir da meia-noite de quinta para sexta. Mas é comum que muitas lojas iniciem as promoções ao longo da semana ou com uns dias de antecedência, e até se estendendo além da data.

E essas promoções que antecedem e que vão além da Black Friday recebem diversos nomes como Black Week e Cyber Monday.

Planejamento da Black Friday

  • Defina uma estratégia para descontos em produtos e serviços. Isso mesmo, os descontos da Black Friday também podem ser aplicados a serviços. Em relação aos produtos, é importante se atentar aos produtos de época e que tenham uma margem de lucro maior, fazendo assim com que os descontos sejam maiores e mais atrativos para os consumidores que procuram ofertas na Black Friday;
  • Faça anúncios e antecipe a comunicação de promoções. É importante que seus clientes se preparem para encontrar as melhores ofertas da Black Friday, por isso, antecipe a porcentagem dos descontos que você pretende aplicar, lembre seus clientes que vai haver promoções;
  • Vá além dos descontos. Pense em aumentar o ticket, isso mesmo, a Black Friday é uma oportunidade para apresentar novos produtos e vender mais;
  • A experiência do cliente também conta. Os consumidores que buscam as promoções da Black Friday não buscam somente descontos, o bom atendimento também conta. E é nesse ponto que você pode dar um passo importante para manter uma recorrência. Transparência é o principal, se anunciou um produto com desconto, você deve cumprir. Isso também mantém uma boa imagem da empresa.
A importância da Black Friday

Além de aumentar as vendas durante as promoções da Black Friday, o empresário pode não só aumentar os relacionamentos como aumentar o mailing de clientes e fidelizar novos consumidores para compras futuras.

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