Entenda como inovação e empreendedorismo se relacionam

17/06/2022

5min

CEO da CotaBest Solutions, hub de soluções que gera oportunidades de negócio por meio de inovação e tecnologia, explica sua importância na atualidade

 

Empreendedorismo e inovação andam lado a lado, e muitas vezes é difícil pensar em um sem o outro. A verdade é que para criar um novo negócio, muitas vezes é necessário inovar, assim como algo inovador não vai para frente sem o espírito empreendedor. 

Dessa forma, a integração é o que relaciona os termos. Pois, em ambos os casos, é preciso ter uma visão ampla do negócio, do meio e do ambiente geral para poder criar todo o plano de ação, estratégias e definições. 

Segundo o CEO da CotaBest, Vanderlei Junior, tanto para empreender quanto para inovar, é exigido esforço, busca por oportunidades, pesquisas e aperfeiçoamentos. “Além de persistir e comprometer-se, correr riscos também faz parte, já que se está apostando em algo novo”, explica. 

Vanderlei é fundador da CotaBest Solutions, hub de soluções que gera oportunidade de negócio por meio de inovação e tecnologia. Dentro da companhia existem três nichos: o primeiro, também carro-chefe, que deu início ao ecossistema é o seu marketplace que reúne diversos atacadistas, distribuidores e indústrias, possibilitando que o usuário consiga comparar preços e realizar compras no atacado em um único lugar, sem a interferência de intermediários. É uma ligação direta entre o comprador, que pode ser pessoa física ou jurídica, e as empresas.

O segundo é a CotaPay, uma solução completa de checkout e pagamentos que oferece um produto inovador no país, permitindo a utilização de PIX, transferência digital, parcelamento com cartões de crédito em até 12x e a utilização de cartões de benefícios. E por último, a CotaTech, que fornece soluções de whitelabel, APIs e Apps para lojas de e-commerce e marketplaces, por meio de um desenvolvimento com tecnologia própria e personalizada.

Tendo sua experiência nesse mercado, o CEO conta que a inovação e o empreendedorismo são dois pontos essenciais para a atualidade em que vivemos, uma vez que a cada momento uma nova tecnologia é lançada. “Como o empreendedorismo significa trazer mudanças e reflexões para diversos setores, inovar se tornou primordial para alcançar esse objetivo”. 

Segundo o livro Gestão de Inovação, escrito pelos autores Hélio Gomes de Carvalho, Dálcio Roberto dos Reis e Márcia Beatriz Cavalcanti, entre os benefícios que se pode alcançar investindo nessa proposta conjunta, estão o aumento da demanda de produtos e serviços com a criação de novos mercados, diferenciação em relação à concorrência, posição competitiva por meio de produtos e serviços que dificilmente serão imitados, redução de custos com melhor eficiência de processos produtivos e gerenciais, crescimento do lucro com produtos e serviços de alto valor agregado e aumento da competência para inovar, o que leva a empresa a aumentar sua habilidade, volume de conhecimento e atitude em relação à inovação.

Por fim, Junior, ressalta algumas dicas para unir inovação e empreendedorismo. “Primeiro, ter um time disposto a inovar e que possua pessoas criativas, preparadas e estimuladas, mapear todas oportunidades que aparecerem, estabelecer métricas de análise, colocar em prática um método contínuo e capaz de te ajudar a alcançar seus objetivos, além de compreender os desejos do seu cliente e/ou público-alvo”. 

Texto por: MGA Press

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar