O que é e quando acontece a Black Friday?

28/10/2021

4min

A Black Friday ganha espaço ano a ano por ser uma data em que os preços de produtos diminuem, aumentando as vendas. Os descontos são sinônimo de economia para os consumidores e entrada de dinheiro para os lojistas. Por isso, já não se resume mais a sexta-feira, visto que muitas lojas estendem as promoções.

O evento chegou ao Brasil em 2010, tornando-se uma das principais datas do comércio nacional. Em 2019, movimentou R$ 3,2 bilhões somente no varejo online, tendo aumento de 23,6% em relação ao ano anterior. Além disso, dados do Think With Google mostram que 70% dos internautas já compraram em uma Black Friday.

Black Friday: o que é?

Na tradução literal, o termo significa “sexta-feira negra”. Trata-se de um dia inteiro de preços abaixo do normal, promovidos por empresas e lojas de varejo. A Black Friday é um evento comercial que apresenta descontos em diversas categorias de produtos, como produtos de limpeza e eletrônicos.

A data surgiu nos Estados Unidos e se popularizou pelo país norte-americano, deixando os valores de muitos produtos absurdamente acessíveis. O sucesso da ação chamou a atenção em outros lugares do mundo e logo se espalhou para Canadá e México, países vizinhos. Posteriormente, para todos os locais.

Quando acontece a Black Friday 2021

Como dissemos, a ideia e a expressão Black Friday teve origem nos Estados Unidos, no século XIX. O nome está diretamente associado a um feriado extremamente importante no país, o Dia de Ação de Graças. Acontece sempre na última quinta-feira de novembro.

Sendo assim, o evento ocorre na 4.ª sexta-feira de novembro, após o dia do feriado estadunidense em que se agradece pelos feitos anuais. No Brasil, a Black Friday 2021 será em 26 de novembro. Segundo a empresa Neotrust/Compre&Confie, em 2019 a data movimentou cerca 7,72 bilhões de reais, junto da Cyber Monday.

Os produtos mais vendidos

Na Black Friday, os descontos oferecidos aumentam as vendas de uma forma geral, mas há categorias que sempre se saem melhor. Tendo o ano de 2019 como base, os produtos mais procurados foram smartphones, roupas femininas, produtos de beleza, de cuidado pessoal e perfumes. É o que diz a pesquisa da Provokers, consultoria empresarial.

Sabemos que 2020 foi um ano atípico e, além das campeãs já conhecidas, outras categorias despontaram surpreendentemente e prometem continuar em alta. Houve uma elevação expressiva nas vendas de alimentos e bebidas, como bebidas alcoólicas, games, TVs, eletrodomésticos, telefones e artigos para bebês.

A CotaBest tem a missão de proporcionar, tanto para compradores como para vendedores, um mercado que possibilite melhores negócios para todos. Assim, teremos as melhores ofertas de Black Friday. Aproveite!

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar