Plataforma de e-commerce B2B: como escolher a ideal?

18/04/2022

4min

B2B

A pandemia forçou o isolamento social, fazendo com que o mundo voltasse seus olhares para as telas. Com os comércios fechados, o e-commerce surgiu como opção real e eficiente para a venda de diversos produtos, tais como alimentos, bebidas, roupas e eletrônicos. Então, consumidores que já tinham o hábito de comprar online, tornaram esse meio prioritário.

O resultado dessa transformação se traduz em números. Para se ter uma ideia, somente em 2020, a modalidade cresceu em 73,88%, conforme o índice MCC-ENE. Junto disso, também houve um aumento de acessos às plataformas de e-commerce B2B. Elas são, basicamente, um modelo de negócio que vende produtos e serviços de uma firma para outra.

A importância do sistema escolhido

Sem dúvidas, a plataforma B2B faz sua empresa se destacar no ambiente digital. No entanto, para isso, ela precisa ser eficaz, atrativa e otimizada para as vendas e integrações. É preciso ter uma estrutura que suporte as necessidades e a ampliação do negócio. Independentemente do ramo, como cosméticos ou atacado de alimentos.

A loja virtual precisa entregar o produto buscado da forma mais honesta e transparente. Sendo assim, escolher a melhor plataforma não é uma missão tão simples, mas pode ser superada com as dicas certeiras. Adiante, veja ao que se atentar na hora de realizar sua escolha!

Critérios para escolher sua plataforma B2B

Um ponto crucial para escolher a plataforma de e-commerce é saber o que ela precisa ter. Entre os recursos básicos mais importantes que este e-commerce deve contemplar, podemos citar os seguintes.

Controle administrativo de produtos

O cliente preza por uma gama de informações, por isso, é fundamental entregá-las de forma facilitada. Mesmo no setor de alimentos, os compradores querem saber os valores nutricionais de um café em pó, por exemplo. Em um sistema B2B, é possível que sejam inseridas diversas informações sobre os produtos e até detalhes complementares.

Layouts customizáveis

Com a possibilidade de customizar a aparência e UX/UI do site de forma facilitada, isso não é um problema. Deve-se considerar que a loja e o produtos a ser vendido podem demandar ajustes de dados dentro do sistema. O ideal é que isso seja realizado sem exigir grandes esforços de um time de desenvolvimento.

Integração com meios de pagamento

Apresentar alternativas variadas é extremamente interessante para quem quer vender online. Afinal, os clientes têm condições e preferências distintas. Isso é válido até para a comercialização de produtos de mercearia, exemplificando. Então, para alavancar as vendas, opte por diferentes meios de pagamento integrados por ser um diferencial do seu e-commerce.

Opte por uma plataforma completa

Com os critérios que apontamos, fica mais fácil mapear a plataforma ideal para você. Não esqueça que ela também precisa, obviamente, fornecer temas de design responsivo e adaptados a dispositivos móveis. Mas claro, a funcionalidade B2B integrada, que inclui a permissão para criar catálogos e listas de preços personalizadas. Escolha uma plataforma completa e atender suas demandas!

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