Primeiros passos para abrir uma empresa

04/01/2022

4min

Quem pensa em abrir uma empresa busca saber os primeiros passos para que o novo negócio corresponda às suas expectativas. Esses primeiros passos para abrir uma empresa compreendem várias etapas, desde saber o local onde comprará produtos de limpeza até que finalmente o empresário possa se formalizar e ter seu CNPJ.

Podemos listar os passos iniciais antes de colocar a mão na massa e abrir o próprio negócio.

 

Qual negócio abrir

Com o que você gosta de trabalhar? Qual seu propósito? Essas são somente algumas das perguntas que quem quer abrir um novo negócio deve fazer a si mesmo.

O autoconhecimento e uma dose de inteligência emocional ajudam no caminho a se trilhar até se tornar um empresário.

É importante também buscar por ideias de negócios, os investimentos necessários para se começar uma empresa do zero, e qual a rentabilidade de cada tipo ou ramo de negócio.

Também é preciso pesquisar o que é preciso montar seu negócio, caso o objetivo seja abrir uma distribuidora de bebidas em SP, será necessário entender o mercado e a concorrência e ter certeza que esse é o negócio ideal para você.

 

Perfil do empreendedor

Outro ponto importante é saber qual o seu perfil de empreendedor. Conhecer a realidade do mercado e na sequência organizar um plano de negócios.

É através do plano de negócios que você consegue informações detalhadas do ramo, produtos e serviços que pode oferecer, clientes e concorrentes, onde encontrar fornecedores de produtos de limpeza e outros e, principalmente, descobrir os pontos fortes e fracos do seu negócio.

 

Pesquisa de mercado

Essa etapa caminha junto com o plano de negócios, é aqui que você coletar as informações que darão o subsídio para a abertura da empresa.

Você vai precisar pesquisar sobre mercado, marketing, finanças, melhor localização do empreendimento. Essa é a chamada pesquisa de mercado, e é ela que vai te dizer se seu negócio é viável!

 

Organização

Feito o plano de negócios e com a pesquisa de mercado em mãos, é hora de definir as estratégias da sua nova empresa. O objetivo aqui é buscar o melhor posicionamento no mercado, fazer as cotações e compras necessárias.

Definir se terá um site, redes sociais, se vai atender também on-line, se vai ter entrega, se irá precisar de um fornecedor de alimentos para restaurante e outras questões.

Aqui é preciso saber também se você vai precisar de crédito ou auxílio financeiro. Também buscar por fornecedores ou o melhor site de compras e saber os prazos de pagamento, além das garantias que a empresa deve apresentar para conseguir crédito.

 

Formalizar e começar

Essa é uma etapa final para a abertura do seu novo negócio para que seu sonho de empreender se torne realidade. Registrar a sua empresa traz diversas vantagens como maior segurança, mais chances de fechar parcerias e conseguir crédito, além de exportar e receber subsídios do governo.

Vale ficar atento e procurar a junta comercial, porque a legalização de empresas segue regras diferentes em cada estado.

Para finalizar, é aqui que você escolhe o nome da sua empresa, faz o registro de marca e possíveis registros de produtos.

Bora começar um novo negócio? A CotaBest pode te ajudar!

Temos diversos produtos dos melhores fornecedores de produtos do país com preços de atacado para ajudar a alavancar suas vendas.

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar