Dia Mundial do Whisky: a data e drinks com essa bebida

16/05/2022

4min

Você sabia que anualmente, no terceiro sábado do mês de maio, é comemorado o Dia Mundial do Whisky? Pois, é. Neste dia, os apreciadores do tradicional destilado, reúnem-se para apreciar umas das bebidas alcoólicas mais consumidas do mundo, apelidada de “água da vida”. Em vários países, são realizados eventos voltados à degustação dos mais variados tipos de whisky.

Origem do Dia Mundial do Whisky

A data foi anunciada em 27 de março de 2008, porém, só foi oficialmente lançada no Whisky Festival Northern Netherlands, que aconteceu em 2009. O evento teve a participação de grandes nomes influentes do mundo do destilado. 

Neste dia, são realizadas atividades gratuitas pelo mundo todo, para apreciar a bebida e conhecer novas pessoas. A data ainda visa tornar o whisky divertido e acessível às pessoas, ao invés de exclusivo ou prescritivo.

Além de uma comemoração, o International Whisky Day também é um dia de caridade. A cada ano, os fãs do produto fazem doações a instituições de caridade de sua preferência. Até porque, no sentido etimológico a palavra, “uisge” é uma forma abreviada do termo gaélico “uisge beatha” ou “aqua vitae”, que significa água da vida.

Saiba como a bebida é consumida

O whisky, que tem origem escocesa, pode ser bebido em cocktail, como é comum em espaços noturnos, ou em puro malte, a forma clássica. Trata-se de quando a bebida é feita a partir da mistura de grãos maltados e destilada em apenas um local. 

Há, também, quem junte outras bebidas ao whisky, como cola ou água. A seguir, listamos belos drinks que você pode aproveitar!

Drinks com whisky

Muita gente opta por saborear a bebida pura, na versão “cowboy”, mas para quem gosta mesmo de inovar, os drinks são uma ótima aposta. É possível suavizar o gosto do álcool e aromatizar o sabor.

  • Whisky sour

Passa-se limão sobre a borda de um copo, colocando açúcar por cima. Depois, é preciso misturar em uma coqueteleira whisky, gelo, limão e açúcar cristal. Caso queira um charme a mais, dá para acrescentar uma fatia de limão à borda do copo.

  • Whisky com maracujá

Nessa receita de drink, conhecida como “Wiki Macú” no interior de São Paulo, misturam-se em um mesmo copo whisky, energético de frutas tropicais e gelo feito a partir do maracujá. Mesmo sendo uma receita fácil, com poucos ingredientes, a bebida fica extremamente saborosa e refrescante.

  • Batida de whisky

Curte um drink bem docinho? Então anota esse drink. O whisky é combinado com morango, limão, leite condensado, whisky e gelo. Bata tudo no liquidificador para resultar em uma textura bem cremosa.

  • Manhatann

O Manhattan é um drink clássico, feito da combinação de whisky com vermute tinto, cereja (ou então raspas de laranja), angostura e gelo. É um sucesso que vale a pena experimentar.

A CotaBest atua como uma distribuidora de bebidas online, onde você encontra as melhores marcas e preços ótimos. Comprando whisky no atacado, consegue economizar bastante. Confira nosso catálogo!

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar