Guerra na Ucrânia: levantamento mostra que farinha e café sofreram aumento de mais de 6% nos seus valores

18/05/2022

4min

Desde o início da guerra na Ucrânia, muitos outros países foram impactados mundo afora. Isso porque, segundo a FAO (Agência Especializada das Nações Unidas), a Rússia é o maior exportador mundial de trigo, Além disso, junto à Ucrânia, eles fornecem 19% da oferta mundial de cevada, 14% do trigo e 4% do milho, representando mais de um terço das exportações globais de cereais.

Logo, com as sanções realizadas à Rússia, com o objetivo de minimizar os ataques contra a Ucrânia, as exportações foram gravemente afetadas, com isso, os cultivos e colheitas da agropecuária de países que recebiam produtos russos, como o Brasil, também sentiram os efeitos da guerra. 

A FAO ainda alertou que os preços de alimentos e matérias-primas para rações podem subir entre 8% e 20% como resultado do conflito na Ucrânia. No Brasil, a CotaBest Solutions, que conta com dois marketplaces para atacadistas dentro do seu ecossistema de soluções, já sentiu esse aumento acontecer. 

Segundo a plataforma, no marketplace CotaBest, os produtos que mais sofreram alteração de preços foram a farinha e café que até o início de fevereiro tinha valores médios, respectivos de R$17,50 o quilo e R$19,99, 500 gramas, e após o conflito subiram em mais de 6%. 

“Esses produtos foram afetados quase que imediatamente devido às sanções impostas à Rússia. Com isso, os nossos sellers e clientes finais do marketplace, tiveram que se adaptar a essa nova realidade, que esperamos que seja momentânea”, conta Mateus Bueno, Gerente de Produtos Digitais da CotaBest Solutions. 

Mateus Bueno finaliza dizendo que infelizmente essa é uma tensão que o mundo inteiro está vivendo, mas que, particularmente no Brasil, os donos de pequenos mercados e restaurantes podem sofrer consequências negativas. “Nos solidarizamos pela Ucrânia e esperamos que essa situação chegue ao fim em breve, para que todos possam voltar a sua normalidade”. 

 

Sobre a CotaBest Solutions

A CotaBest Solutions é um Hub de soluções que gera oportunidades de negócios através de inovação e tecnologia, e que hoje conta com a CotaBest, um marketplace que reúne diversos atacadistas, distribuidores e indústrias, possibilitando que o usuário consiga comparar preços (cotação) e realizar compras no atacado em um único lugar, sem a interferência de intermediários. Além disso, eles também são responsáveis pela criação e toda operação do marketplace do Atacadão, e contam com a CotaPay, uma solução completa de checkout e pagamentos, e a CotaTech, que fornece soluções de whitelabel e APis para lojas de e-commerce e marketplaces, por meio de um desenvolvimento próprio e personalizado.

 

Texto por: MGA Press

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar