Startup conta os benefícios de ter escritório presencial e investir na interação dos colaboradores

11/05/2022

4min

Durante a pandemia, a empresa americana especializada em imóveis corporativos JLL, apontou em uma pesquisa que a taxa de disponibilidade de espaços em edifícios corporativos saltou 50%. Com o objetivo de melhorar a interação entre seus colaboradores, a CotaBest Solution resolveu ir contra essa tendência, que cresceu durante a pandemia, e investiu para a volta presencial, no modelo híbrido. 

A Gerente de Gente e Gestão da companhia, Cília Martins, contou que o que impulsionou a CotaBest a dar esse salto, foi quando em 2020 o Atacadão, uma empresa do Grupo Carrefour, comprou parte da companhia e, com isso, o quadro de colaboradores que era de 5 pessoas subiu para mais de 30 em menos de um ano. Logo, esse número dobrou e hoje são mais de 60 colaboradores ativos, com uma projeção de chegar a 100 até o final de 2022.

“Hoje contamos com dois tipos de modelo de contratação: o remoto, que fez com que nós tivéssemos colaboradores em todo o Brasil, e o híbrido, onde eles vão 2 vezes por semana para os escritórios. Acreditamos muito que esse contato presencial melhora a integração no dia a dia, fazendo com que todos possam se conhecer e criar um vínculo profissional, o que é essencial para qualquer companhia”, conta a especialista. 

Para gerir esses colaboradores, eles começaram a utilizar estratégias de endomarketing e gestão de pessoas com ações presenciais, para que pudessem se conhecer, como cafés da manhã, bolo para os aniversariantes, eventos nos escritórios, e muito mais. Inclusive, um dos projetos que a companhia está desenvolvendo é a criação de um comitê de cultura, endomarketing e comunicação interna, para auxiliá-los nesse quesito. 

Além disso, pensando nos profissionais que trabalham remotamente, a companhia, durante esses eventos presenciais, faz movimentações exclusivas para eles. “Por exemplo, recentemente tivemos nossa festa de comemoração dos seis anos da CotaBest Solutions e enviamos, além do presente que todos receberam, um bolo de caneca para cada um dos nossos colaboradores que trabalham em home office, com o intuito de que participassem do evento como todos os outros. Também abrimos uma chamada ao vivo com eles”, conta. 

A gerente ainda nos disse que em relação às regras, não houve muitas alterações, pois já não possuíam muitas restrições como dress code e mantiveram seus inúmeros benefícios. Apenas criaram uma escala de trabalho entre os colaboradores, prezando pela segurança e saúde de todos, com distanciamento e regras de higiene e cuidados, principalmente durante as fases onde a pandemia da Covid-19 exigia uma atenção maior. 

“Apesar de não ter sido necessário investir muito em um novo guia para as atividades presenciais, é interessante que as empresas revejam suas regras e possam deixá-las mais flexíveis, pois após a pandemia os colaboradores vem mudando a sua forma de pensar e agir, buscando melhor qualidade de vida aliada ao mundo profissional”. finaliza Cília.

Texto por: MGA Press

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar