Dicas para trabalhar com chocolate

20/05/2022

4min

Chocolate é uma verdadeira sensação, independente da forma e da receita na qual está presente. Trufas, bombons, bolos, tortas, cupcakes, petit gateau… No entanto, para chegar à boca com um maravilhoso sabor, aroma e textura, o alimento precisa atravessar um processo que envolve vários detalhes.

É relativamente simples trabalhar com chocolate, porém, a pessoa que coloca a mão na massa precisa ficar atenta em certos pontos. A seguir, preparamos dicas para você que quer produzir uma bela receita!

Tenha em mãos todos os utensílios

O tempo é precioso para o preparo de receitas que levam chocolate, que não deve ficar muito exposto a fatores externos, mesmo que o ambiente seja bem arejado. Desse modo, já deixe preparado tudo o que usará no processo, para tornar o trabalho mais rápido e prático. Certifique-se de que as facas, colheres, tigelas, recipientes, fermento em pó e balança, por exemplo, estejam em mãos.

Escolha o chocolate certo

Os chocolates fracionados ou hidrogenados derretem com mais facilidade e não exigem temperagem. Por outro lado, o sabor não é tão nobre, o que nem sempre compensa seu uso. Queremos dizer que é importante saber escolher o chocolate ideal para cada produto a ser feito. Além disso, recomenda-se comprar em atacadista de doces reconhecidos.

Utilize micro-ondas

Antigamente, a melhor forma de derreter o chocolate em barra era através do artesanal banho-maria. Entretanto, atualmente, é mais prático, rápido, produtivo e eficiente usar o micro-ondas. O equipamento também reduz o risco de caírem no chocolate gotículas de água e vapor.

Cuidado para não cair água

Chocolate e água não combinam! Uma gotinha pode fazer com que o alimento queime, granule ou desande por completo. Para evitar isso, busque trabalhar longe da pia e opte por uma bancada fria ou uma mesa. Os recipientes, colheres e demais utensílios precisam estar secos.

Armazene em locais frescos

Antes de embalar, espere cerca de 8 horas. Quando os bombons e trufas estiverem prontos, armazene-os em um local fresco e seco, cobrindo-os com papel-manteiga. Assim, o aroma, a cor e o sabor do chocolate, mesmo que tenha sido usado achocolatado em pó, são preservados.

Atente-se com misturas

Bastante cuidados com a mistura do chocolate com outros ingredientes, como bebidas alcoólicas. Se ambos não estiverem na temperatura correta, o chocolate provavelmente vai esfarelar.

Outras dicas

  • A temperatura perfeita para conservar o brilho do chocolate não deve ultrapassar 45º.
  • Não mexa o chocolate com espátulas e colheres de metal, para que seja evitado o processo de oxidação.
  • Use o chocolate derretido logo em seguida do procedimento de temperagem. 
  • Para que o chocolate não derreta facilmente, deixe os bombons gelados por 10 minutos, no máximo.

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar