Principais cortes de carne para o dia a dia

07/01/2022

4min

Os cortes de carnes bovinas são ótimas opções para quem procura incrementar o almoço ou o jantar. Dependendo da peça, é necessário um cuidado e um preparo diferenciado para que não percam a textura e a maciez.

Por essa razão, nem sempre é fácil escolher o melhor tipo de carne para as refeições diárias, ainda mais para os iniciantes na cozinha. Pensando nisso, separamos algumas dicas de cortes carnes boas para o dia a dia.

As Carnes Bovinas

Uma ótima alternativa para preparar cortes de carne bovina, são grelhadas, fritas, ensopadas, cozidas ou usá-las no strogonoff. Para o preparo de pratos com carnes fritas, grelhadas ou no strogonoff, utilize cortes como filé mignon, contrafilé e alcatra bovina.

Há uma infinidade de opções de carnes, mas tudo dependerá do seu gosto e de suas preferências. No caso dos ensopados, de carne moída e de panela, prefira carnes mais gordurosas e densas como acém bovino, fraldinha, músculo e patinho.

Já para os assados, é aconselhável optar sempre por peças grandes que possuam gordura e ossos. Em alguns casos algumas peças podem ser mais secas e ficam melhores se forem recheadas. Para carnes assadas opte por peças como costela bovina, cupim, lagarto, maminha e alcatra.

Carne suína

Com a carne suína não é diferente, ela também é uma alternativa viável para o seu dia a dia e pode ser preparada de diferentes formas. A carne suína para churrasco, por exemplo, é uma opção que faz bastante sucesso e pode ser adaptada para uso no dia a dia.

Para quem é adepto das carnes fritas ou grelhadas, é importante que sejam escolhidas peças mais macias como o filé mignon de porco e a copa do lombo.

Para um preparo na panela, a carne ideal é o pernil suíno, que pode ser preparado na panela de pressão para facilitar o processo de desossar e desfiar a carne.

É claro que não poderiam faltar as carnes suínas assadas. Assim como no caso das carnes bovinas, sempre opte por carnes maiores, com osso e gorduras. Algumas opções para esse tipo de preparo são o lombo e a costela de porco inteira.

Carne de aves

Por último, não menos importante, a carne de ave. Uma alternativa prática e fácil para o dia a dia na cozinha. Para as fritas, grelhadas e no strogonoff, prefira carnes de frango como o filé de peito.

Para uma preparação na panela ou de ensopado, as melhores opções são: pé, pescoço, moela e fígado. Já para um preparo da carne de ave assada, prefira cortes como coxas de frango, sobrecoxa, meio da asa, asa e coxa da asa.

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar