BF 2021: Melhor preço é o melhor negócio?

11/11/2021

6min

Preparado para a BF 2021? Desde o inicio do mês, lojistas e clientes estão se preparando. Assim, espera-se compensar um pouco tanto os efeitos da pandemia, como o aumento do preço de alguns produtos.

Por mais que esteja associado a boas ofertas, nem sempre o diferencial é o preço. Parece estranho, mas vender mais barato na BF 2021 não qualifica uma boa oportunidade. Pense: muitas vezes é melhor negociar condições ou ter algumas garantias do que pagar menos.

É aquele velho ditado do “barato sair caro”. E na Black Friday, é bom ficar atento para que isso não aconteça com você. Dessa forma, escolhemos cinco pontos para olhar nos sites antes de clicar em “Comprar”.

Na BF 2021, fique de olho nas condições de pagamento.

Como foi dito, diminuir o preço pode criar mais problemas do que solucioná-los. Ele acaba impactando no orçamento do lojista, seja no seu lucro, seja no do fornecedor. Isso pode provocar uma limitação no meio de pagamento, para evitar taxas.

Por isso, pensando nesses tempos de crise, algumas lojas estão preferindo abrir mais opções e diminuir um pouco o desconto. Dessa forma, é importante você analisar se pagar mais barato a vista, no débito é melhor do que um pouco mais caro à prazo, sem juros.

Assim, fique atento nas condições de pagamento oferecidas e compare essas facilidades, pensando no longo prazo.

Condições de entrega: o que leva dias, pode demorar meses.

A principal moeda de troca na BF 2021 provavelmente será a entrega. Essa é uma tendência de alguns tempos para cá, que ajuda empresas a venderem mais barato. Ao negociar sem estoque, a empresa adquire apenas o que precisa repassar e diminui suas despesas em geral.

O que é vantagem para o lojista pode criar um aumento de semanas e até meses na entrega para o consumidor. Por isso, esse é outro fator que merece análise: para quando você precisa desse produto e será que receber antes vale pagar um pouco mais?

Claro, ainda há a tática de aumentar o valor do frete para compensar o desconto. Por isso, prefira ambientes monitorados e empresas confiáveis, onde esse tipo de prática seja facilmente identificado e denunciado se preciso.

Não subestime o poder do suporte técnico e garantia na BF 2021.

Esse item é mais recorrente em lojas com menor reputação: oferecer opções de marcas menos conhecidas e preços imperdíveis. Contudo, elas geralmente acompanham “limites” nas condições, o que transforma numa loteria para o cliente.

Uma breve busca pelas marcas com certeza te ajuda a descobrir novas opções para produtos mais caros, mas use a garantia como segurança. Dessa forma, você evita qualquer imprevisto, especialmente se o próprio fabricante ou a loja se responsabilizam claramente pela troca e devolução de itens com problemas.

Antes de apertar o “Comprar”, qual é a reputação da loja?

Você já deve ter encontrado em redes sociais produtos importados incríveis de lojas que você nunca ouviu falar. Uma busca rápida no ReclameAqui vai mostrar que quando algo é bom demais pra ser verdade…é porque realmente não é tão bom mesmo.

A BF 2021 será uma ótima oportunidade para empresas oportunistas usarem os descontos para realizar negócios. Por isso, sempre que puder, opte por lojas ou marcas ligadas a empresas com bom nome no mercado (como marketplaces).

Dessa forma, você tem a certeza de que há regulamentos e punições para empresas que não cumprem com o prometido. Evite fazer compras em empresas desconhecidas que existem apenas em redes sociais, com preços imperdíveis e produtos não tão populares.

Benefícios extras: quando o bom negócio vai além do menor preço.

Como foi falado no item sobre pagamento, muitas vezes empresas não conseguem diminuir o preço dos produtos. Isso acontece por interferir demais na sua margem de lucro ao ponto do negócio não valer a pena. Ainda, em um ambiente de crise como a variação do dólar, descontos são difíceis de serem oferecidos abaixo de um certo nível.

Dessa forma, como forma de compensar essa impossibilidade e criar ofertas atrativas, muitas empresas oferecem benefícios. Além das facilidades do pagamento, extensão no prazo de garantia, cupons para novas compras e vendas de itens secundários com desconto são algumas opções que devem ser consideradas.

Dessa forma, fique atento (e com tudo na ponta do lápis) para ver se esses benefícios não compensam a falta de um preço inferior. Ainda, se cadastre nas newsletter dessas lojas, uma vez que elas podem separar ótimas ofertas via e-mail quando o cenário ficar mais favorável para elas.

A BF 2021 vai encontrar um cenário de retomada da economia com alguns efeitos da última crise. Por isso, fique atento para não perder boas oportunidades, seja para oferecer aos seus clientes como para comprar seus próprios produtos! Boas compras!

Deixe uma resposta

0 comentários

Ler depois

Compartilhar